Uma imagem de fundo cor preto, acima do fundo possui duas formas geométricas, uma na cor cinza e outra na cor amarela. Como título principal tem o seguinte texto: "Recebendo cegos em carreiras de ciência e tecnologia: solucionando o problema do ensino de matemática". Logo abaixo, dentro de uma das formas geométricas, possui a informação: "Data: 24/06/2022
Horário: 14h às 16h
Local: online pelo canal do CIGES no YouTube, clicando aqui." Na outra forma geométrica possui outra informação, sendo ela: "Palestrante: Prof. Dr. José Antonio dos Santos Borges
Vice-diretor do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, antigo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE/UFRJ)".

Seminário Online: "Recebendo cegos em carreiras de ciência e tecnologia: solucionando o problema do ensino de matemática"

O Grupo para Inclusão de Cegos no Ensino Superior (GICES) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Pato Branco, composto pelas professoras Dra. Eliane De Bortoli Fávero (DAINF/NAI), Dra. Rúbia Eliza de Oliveira Schultz Ascari (DAINF/NAI),  Ms. Mirélia Flausino Vogel (coordenadora do NAI) e coordenado pela professora Dra. Teodora Pinheiro Figueroa (DAMAT/NAI), tem o prazer de convidá-los para o seminário online:

Palestrante: Prof. Dr. José Antonio dos Santos Borges

Prof. Dr. José Antonio dos Santos Borges: Possui graduação em Matemática mod. Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), com mestrado e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação (COPPE, 1988 e 2009). É também bacharel em Piano (1977).
Trabalha desde 1974 no Núcleo de Computação Eletrônica, atualmente Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NCE/UFRJ). No NCE/UFRJ atuou em diversas áreas, como projeto de sistemas operacionais, sistemas CAD para eletrônica e microeletrônica, computação gráfica, multimídia e síntese de voz e computação para pessoas com deficiência.

Coordena, entre outros, os seguintes projetos de acessibilidade:
- Dosvox, destinado a Deficientes Visuais, hoje com mais de 100.000 usuários.
- MecDaisy, para geração e reprodução de livros digitais para deficientes visuais.
- Motrix, através do qual o computador é controlado com a voz.
- Microfênix, que permite que o computador seja controlado apenas através de murmúrios ou de leves movimentos do corpo.
- Braille Fácil, o sistema mais usado para impressão Braille no Brasil.
- Musibraille, para suporte à produção de músicas em Braille.
- Jogavox, jogos computacionais para deficientes visuais.
- Prancha Fácil, sistema para Comunicação Alternativa.
- Tecnoassist, cursos de formação continuada em Tecnologia Assistiva e temas sobre deficiência.

Foi um dos mentores do projeto Intervox que levou os primeiros 500 cegos a usarem a internet no Brasil e do projeto Habilitar, que sob patrocínio da empresa Cisco, treinou cegos e tetraplégicos para atividades profissionais em suporte de redes.
É membro do comitê científico de diversas revistas científicas relacionadas à área de Educação Especial, e participa de diversas sociedades científicas, em particular na área de Tecnologia Assistiva e Estudos de Ciência e Tecnologia. É professor Honorífico da Universidad de Guadalajara, México, por seu trabalho em CAD para Microeletrônica. Teve premiada a melhor multimídia educacional no Festival Internacional de Multimídia promovido pelo CNRS/Paris, 1995.

Realizou a orientação de dezenas de projetos de fim de curso de Engenharia Eletrônica e de Informática na UFRJ, onde, por sua atuação no ensino de graduação, foi escolhido como professor homenageado e/ou paraninfo por diversas vezes e laureado com a Medalha de Excelência Acadêmica do Instituto de Matemática da UFRJ nos anos de 2004 e 2009.
Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HCTE/UFRJ) no biênio 2000-2001. Ali, como professor permanente, leciona disciplinas relacionadas aos temas de Estudos sobre Deficiências, Tecnologia Assistiva e Sociedade, e também Introdução aos Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e orienta dissertações de mestrado e teses de doutorado.

Ocupa hoje o cargo de vice-diretor do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, antigo Núcleo de Computação Eletrônica (NCE/UFRJ), tendo sido eleito para o biênio 2022-2023 junto com a Diretora Dra. Angélica Fonseca da Silva Dias.

Data: 24/06/2022

Horário: 14h às 16h

Local: online pelo canal do CIGES no YouTube:

É um evento gratuito com certificação de participação por meio de inscrição através do link:

Resumo:
Esta palestra discute a problemática geral que envolve a participação de estudantes cegos no ensino superior, nas aulas com base em matemática, na perspectiva da educação inclusiva. Apresentamos a estratégia de escrita matemática denominada AsciiMath juntamente com o novo sintetizador Sonoramat como formas mais acessíveis e inclusivas de escrita computacional para fins educacionais. Se apresenta a solução que está sendo disseminada no Brasil, onde essas ferramentas e metodologia associada foram embutidas no sistema de acessibilidade Dosvox, além de outras possibilidades associadas ao acesso através de leitores de telas. Por último são mostradas algumas alternativas já utilizadas para produção e leitura de gráficos, tanto automatizadas quanto manuais, com boa acessibilidade.

Categorias: Seminário Acessibilidade no ensino superior Ciência e Tecnologia