Um pouco da nossa História

O Núcleo de Acessibilidade (NA) da Regional Catalão (RC) da Universidade Federal de Goiás (UFG) foi instituído oficialmente em 2014 e é responsável por elaborar e viabilizar ações inclusivas para estudantes e servidores com deficiência, transtorno global de desenvolvimento e altas habilidades. A principal meta do Núcleo é eliminar as barreiras atitudinais, físicas, pedagógicas, de comunicação e informação que restrinjam a participação e o desenvolvimento acadêmico e social, visando o fortalecimento da Política de Acessibilidade da UFG.

Na Regional Catalão existem hoje 26 alunos com deficiência matriculados. Segundo a professora do curso de Educação Física e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade, Cristiane da Silva Santos, os dados não são precisos por se tratar de autodeclaração do estudante. Essa declaração feita pela própria pessoa é importante para garantir dilação de prazos, disponibilização de avaliações em formatos acessíveis, além de recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva. Conforme a professora, no entanto, em alguns casos o aluno com alguma deficiência prefere não se autodeclarar nessa condição por conta de preconceito ou estigma sofrido durante o percurso escolar e como já passaram em um processo seletivo, não querem essa barreira acompanhando seu percurso universitário.

O NA de acessibilidade depois de muitas lutas conseguiu um espaço que fica localizado no piso principal da Biblioteca, e é composto pela coordenadora e pelos intérpretes de Libras . Além disso, o Núcleo conta com oito alunos que recebem um incentivo chamado de bolsa acessibilidade para acompanhamento pedagógico dos estudantes com deficiência.